Este fim-de-semana o André e eu atravessámos a Queensborough Bridge rumo a Long Island. Fizémos este passeio no ano passado, mas nunca tinhamos ido até à ponta da ilha, Montauk. Esqueci a máquina fotográfica em casa, para minha grande pena. O tempo esteve fantástico. A nossa primeira paragem foi FIRE ISLAND, que está para Manhattan como o Meco para Lisboa, embora seja muito mais perto e não tem a falésia, pois Long Island (e A Illha, Manhattan) é muito plana e rasa ... foi criada quando os glaciares trouxeram imenso material erodido de norte. O equivalente à Costa da Caparica talvez seja Long Beach, um pouco mais perto de Manhattan.
Apesar do prurismo que parece ser a bandeira do povo americano, a visita a Fire Island confirmou a famosa ideia de que os nova iorquinos têm a sua própria nação. Havia nudistas por todo o lado ... aliás Fire Island é uma praia muito frequentada por gays. Adorei a praia ... super extensa, com imensas dunas e aquilo que eu sonho para a costa portuguesa um dia: passeios de madeira suspensos para preservar as dunas e regular o impacto das pessoas que frequentam a costa. Um dia gostaria de ver a nossa costa sem aqueles milhares de trilhos ...
Estivemos no Farol muito antigo (na escala americana) e no museu que criaram mostrando grandes tempestades, e famílias que ali viveram por muitos anos. No museu havia fotos de pessoas a frequentar aquelas praias em 1800s ... foi giro.
De Fire Island saímos rumo ao leste, ao extremo da ilha, até Montauk. Este era o destino do comboio em que o Jim Carey e a Kate Winslet se conhecem no “The Eternal Sunshine of the Spotless Mind”.
O lugar é de facto maravilhoso. Gera uma nostalgia olhar para o imenso oceano e saber que do outro lado se encontram família e amigas(os).
Talvez a mesma nostalgia de estar em Sagres e olhar para o imenso azul. No entanto o sol põe-se nas nossas costas e não no mar.
Montauk é conhecido não só pelo filme que mencionei mas também porque houve alguns famosos que sairam de Manhattan para viver mais para leste ainda do que os Hamptons. Foi o caso de Andy Warhol e dos Rolling Stones, que falam de Montauk em “Memory Hotel”, que existe lá em Montauk.
Um pouco para oeste de Montauk no lado norte da ilha é muito frequente encontrar focas. Long Island e os estados de Connecticut e Rhode Island acima circundam o sitema de Long Island Sound, extremamente produtivo e onde tem havido estudos e projectos de recuperação pelo menos nos últomos 15 anos.
No sábado à noite fomos até ao East Village, desta feita, para explorar uma pizzaria toda orgânica mencionada num guia. Confirma-se: 5 estrelas. A noite estava giríssima, com milhares de saias a passear mulheres bonitas, com homens igualmente bonitos ... no ar sentimos aquela energia de Primavera.
No comments:
Post a Comment