Friday, April 25, 2008

Field Work in Cape Cod, MA

Os meus study sites ficam espalhados por todo Cape Cod, desde umas bacias hidrográficas que drenam para Buzzards Bay, mais umas quantas para Nantucket Sound, e 3 sistemas virados para Cape Cod Bay, um deles inserido dentro do Cape Cod National Seashore, um parque nacional americano.

Aqui ficam umas poucas fotos dos lugares por onde ando a colecionar amostras de alewife, ou alosa cinzenta.

Em Falmouth eu estou a estudar 4 sistemas com diferentes níveis de urbanização: Cedars Lake, Wing Pond, Trunk River/Oyster Pond, e o Coonamessett River. No Trunk River já passei imensas horas, incluindo daqueles momentos BBC nature live, em que vi o nascer da lua à 1AM que iluminou um espetáculo de um cardume de alewives que ao tentar entrar no seu rio natal para desovar, tentava ao mesmo tempo escapar da fome de três focas que se iam deliciando com o "meu" peixe sem se esforçarem muito para o apanharem. Foi lindo estar dentro de água a apanhar peixe e ter uma foca alinhada com a lua cheia, a uns 4 metros de mim. Yikes!

Algures a montante no Coonamesset River:

Um dos sítios onde vi mais alewife foi mesmo à entrada do Coonamesset Pond, quando o peixe chega exausto depois de ter fintado focas, gaivotas, guaxinins, e outros peixes predadores (como o striped bass e o largemouth bass) ... e lá estou eu cruel com as minhas redes:


No "Outer Cape" ou seja onde logo a norte de onde o Cape Cod faz um angulo de 90graus, fica um dos sistemas costeiros com o qual tem sido mais fácil fazer trabalho de campo, talvez porque o expert que gere aquele sistema sabe tanto sobre o sistema de Eastham e sobre tudo em geral. O Henry Lind é um senhor com quem tem sido um prazer fazer o meu trabalho de campo, com quem tenho aprendido imenso com as suas décadas de experiência. Aqui apanho peixe, aquele mesmo, mesmo antes de entrarem para o lago onde desovam:


Perto do sistema de Eastham, mas mais para SW fica o sistema de Stony Brook em Brewster, que inicia aqui no Paine's Creek e vai rio acima até um sistema de 7 lagos, passando por um moínho com umas centenas de anos, onde normalmente eu apanho as minhas amostras:

Neste sítio e em geral em todos os meus locais de amostragem é fácil perceber quando o peixe anda por lá pois encontro ora gaivotas ora focas prostradas à espera de ver o peixe que tem o desplante de tentar subir rio acima:


Antes de ontem fui explorar a minha mais recente adição no meu estudo, o sistema de Wellfleet Herring River, que fica dentro dos limites do parque nacional Cape Cod National Seashore. A directora do parque gostou tanto do meu projecto que me deu em 1 dia a licença que leva sempre uns 3 meses para conseguir. Durante muitos anos os encarregados deste sistema têm monitorizado tudo o que seja ser vivo ao longo de todo o sistema e por isso sabem imenso sobre tudo. O Carl Breivogel, um surfista ferrenho com os seus 56 anos, ofereceu-me a excelente oportunidade de ver todo o sistema do início num sistema de 3 lagos ligados até à Baia de Cape Cod, fazendo trechos de kayak. Na quarta-feira lá fomos. Esteve um dia de sol espetacular. Começámos na praia de Newcomb Hollow, que tinha um dos melhores brakes de todo Cape Cod até há pouco tempo (claro que para além de peixe e desenvolvimento urbano tivemos de falar de surf e geologia).

Na Newcomb Hollow Beach começámos o dia de reconhecimento deste sistema. Esta praia faz parte do parque nacional:


Aqui é onde ficava o grande brake. A árvore no meio da areia é no mínimo insólita. O que explica a existência tanto do mega brake como da árvore é a geologia da zona. Eu queria ver a geologia aqui pois diz muito sobre a geologia dos lagos onde os peixes desovam e onde o peixe vive até cerca dos 3 meses, quando migram para o mar e para sul até às Carolinas onde passam o inverno.


Aqui temos dois dos meus voluntários (George e Bruce, à direita), o Carl no meio, e o André, que teve este dia de passeio com kayak durante as suas férias de Páscoa tardias.

Nesta parede vimos grandes depósitos de argila e de restos de material trazido pelos ultimos glaciares. Literalmente tirei pedaços de argila das paredes. Em tempos a Cape Cod bay foi um grande lago.





A passeio de kayak e jipe no meio do mato chegámos aqui ao início do Herring river, onde se junta ao primeiro lago. Henry David Thoreau alugou uma casa a um apanhador de ostras por uns tempos durante a sua vida, e eu fico a sonhar se terá sido quando escreveu o seu famoso "Cape Cod" ... neste dia consegui apanhar aqui logo 16 adultos e ainda vimos spawning a acontecer mesmo ali.

Muito mais a juzante começa uma enorme área que foi um imenso salt marsh:

1 comment:

Anonymous said...

Muito interessante. Mas árduo trabalho.
Bjs
Lurdes