Monday, April 28, 2008

Whale Watching 2008

Os jornais têm noticiado a chegada das killer whales, que o André tanto queria ver. Assim este sábado de final de mês decidimos ir de Woods Hole até P-Town (a cidade mais gay de Cape Cod). Já estivemos montes de vezes em Provincetown e adoramos sempre estar lá. Para além da rua principal com montes de lojas e cafézinhos, passando por livrarias, galerias de arte, e sex shops do mais conservador ao mais kinky, paredes meias com umas padarias portuguesas, o ambiente é fenomenal.  Desta vez porém fomos mais pelo passeio para ver cetáceos. Com a abundância do peixe que estou a usar na minha investigação, vêm obviamente os predadores em busca de alimento, no final de uma extensa migração. 

Saímos ao início da tarde, e logo ao sair do porto começámos a ver baleias. Primeiro uma aqui e outra ali, sempre com vários spouts no horizonte, e depois tornou-se um manancial de baleias, a ponto de não saber para onde me virar. Nesta saída vimos 28 humpback whales, 2 fin whales, 2 focas, mas não vimos killer whales, para grande desilusão do André. No entanto, a saída foi espetacular, com baleias a menos de 1 m da embarcação, a ponto de todas as pessoas se queixarem do mau "hálito" das baleias. Na verdade, assim que vinham à superfície, as baleias expiravam o ar respirado durante o mergulho, e com esse ar vinha um intenso cheiro a peixe podre ... iughh. Fora isso, as baleias são de uma graciosidade imensa.







Aqui começamos a ter 3 baleias junto ao barco:










Para além de termos visto baleias a dormir (pairavam à superfície), vimos também breachings, quando as baleias saem de água completamente, e vimos elas a alimentar-se. Este aliás foi o comportamento mais visto durante a saída. Quando imersas, as baleias libertam bolhas formando um círculo que confunde as escolas de pequenos peixes, e à medida que as bolhas sobem para a superfície, as baleias sobem também de boca aberta para uma enorme quantidade de água e peixe. Claro que as gaivotas oportunistas, esperam mesmo em cima para abocanharem algum peixe confundido com toda a situação. Vimos gaivotas pousar nas cabeças das baleias, e quase dentro das bocas delas.











Aqui vê-se bem a quantidade enorme de água que sai pelos lados da boca da baleia. Esta água passa pelas barbas da baleia, ou baleen, captando mais pequenos organismos.



Depois de acabada a passeata de barco, fomos almoçar em Provincetown e claro que antes de voltarmos a casa, tivemos de ir até a Race Point, que tanto adoramos. No caminho entre Provincetown e Race Point, há uns trilhos de bike nas dunas por floresta de cedros, que já fizemos no passado. Na praia em Race Point vimos dezenas de baleias, ali mesmo da praia. E como se o dia não estivesse a ser suficientemente BBC vida selvagem, um perú selvagem passou a estrada mesmo em frente de nós! Grande dia ...
 

1 comment:

Anonymous said...

Tão bonito, Rita! Lindo de morrer...
Lurdes